quarta-feira, 28 de maio de 2014

Porto dos Gaúchos está deixando de ser fim de linha e já se prepara para ampliar oportunidades de

 
  Daniel Meneguini/Secom-MT
Com a conclusão do asfalto da Estrada da Baiana (MT- 338), a cidade vai ficar a apenas quatro ou cinco horas de Cuiabá e ligar-se diretamente com Lucas do Rio Verde. A obra, do Programa MT Integrado, vai aproximar a cidade cerca de 600 quilômetros da capital, abolindo o desvio da época das chuvas quando atoleiros tornam a rodovia intransitável, obrigando a utilização de caminhos alternativos.

“Já começaram a aparecer pessoas interessadas em comprar terras e em construir armazéns por aqui”, relata Jeverson Amorin de Mendonça, 31 anos. Ele também vê um aumento na freguesia do restaurante do pai, em Porto dos Gaúchos. A pecuária também entra no cardápio de possibilidades, principalmente com técnicas de confinamento.

O caminhoneiro Joel Silveira aos 52 anos vai de três a quatro vezes por semana de Lucas do Rio Verde a Juara e já sente alívio com o trecho de asfalto construído: “já dá para andar rápido”, diz, apostando também no desenvolvimento da região que ainda tem pelo menos 25% de área degradada de pastagem para ser aproveitada pela lavoura. “É uma maravilha. O progresso que se esperava há mais de 30 anos está chegando”, comemora.

Mas o asfalto não representa apenas escoamento da produção e rapidez para chegar aos centros mais avançados do estado. “Aqui tudo é mais caro, esperamos que vá baratear e criar um ciclo de desenvolvimento em que todos vão ganhar”, diz Antonio Alfortilo de 70 anos que há 16 está apostando na região. “Vivíamos isolados”, conclui.

Assim como Juara e Porto dos Gaúchos, praticamente todo o estado está sendo beneficiado com o MT Integrado. O programa, que tem à sua disposição mais de R$ 2 bilhões do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é destinados a tirar do isolamento 44 municípios de Mato Grosso que não tinham nenhuma ligação pavimentada com o resto do estado. Só para ostrabalhos de pavimentação são R$ 1,57 bilhão, além de outros 457 milhões destinados à construção de 175 pontes de concreto, dentro e fora do programa.

“Estas intervenções vão resolver 18 trechos recentemente apontados pelo agronegócio como crítico no estado”, afirma Tércio Lacerda de Almeida, superintendente de Obras e Transporte da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu).

“Este é o maior programa social do meu governo”, ressalta Silval Barbosa. “Estamos fazendo uma correção das desigualdades sociais dando condição de competitividade a estes municípios que até então não possuíam nem uma ligação pavimentada com uma rodovia ou outra cidade”, explica o governador.
Fonte: Porto Noticias/Secom-MT

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